Estádio Beira-Rio

Estádio Beira Rio às margens do Guaíba

Estádio Beira Rio às margens do Guaíba

O Estádio José Pinheiro Borda, também conhecido como Gigante da Beira-Rio é o estádio do clube de futebol Sport Club Internacional e está localizado às margens do Rio Guaíba, em Porto Alegre, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Seu nome oficial é uma homenagem a um cidadão português que durante muitos anos comandou as obras de construção do estádio, morrendo antes que fossem terminadas. Atualmente, é o terceiro maior estádio particular do país e será o maior quando forem terminadas as obras de reforma e ampliação das arquibancadas, em andamento.

Estádio Beira Rio visto do centro de Porto Alegre

Estádio Beira Rio visto do centro de Porto Alegre

O Beira-Rio foi construído em grande parte com a contribuição da torcida, que trazia tijolos, cimento e ferro para a obra, inclusive do interior. Nesse sentido, havia programas especiais de rádio, para mobilizar os torcedores colorados em todo o Rio Grande do Sul. Consta que até Falcão, mais tarde ídolo colorado, chegou a trazer tijolos para a construção. O primeiro jogo sediado no Beira-Rio foi um amistoso do Internacional contra o Benfica de Portugal, de astros como Eusébio e Torres. O primeiro gol do estádio foi marcado por Claudiomiro. Eusébio empatou a partida, mas o jogo terminou 2×1 para o Internacional no dia 6 de abril de 1969, com o segundo gol sendo marcado pelo jogador colorado Gilson Porto.

Reforma no estádio Beira Rio

Reforma no estádio Beira Rio para a Copa do Mundo de 2014

Atualmente está sendo reformado, porém totalmente funcional, do gramado às tribunas de honra e imprensa. Das melhorias propostas para atender às demandas da FIFA, a colocação de cadeiras em todos os setores do estádio está praticamente acabada, bem como a reforma de vestiários, copas, banheiros, elevadores, suítes, áreas de aquecimento e camarotes. O estádio, segundo o clube, pode receber um público de 61 mil torcedores, mas que por exigências da FIFA e por questões de segurança para o torcedor, anuncia capacidade de 56 mil. Tanto o pórtico principal da Avenida Padre Cacique quanto o interior do museu e áreas sociais foram remodelados. O complexo conta também, desde o início de 2006, com um moderno sistema de catracas eletrônicas e carteirinhas sociais munidas de chips que garantem o fácil acesso em cada setor do estádio para os mais de 100 mil sócios do Sport Clube Internacional.

Acompanhe-nos no Twitter e receba nossas imagens diariamente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Agênvia Preview